aparelho intra-oral

De acordo com estatísticas americanas, o ronco é um distúrbio que acomete cerca de 40% dos homens com mais de 30 anos, bem como mulheres após a menopausa. Tende a se tornar pior com a idade, aumento de peso, utilização de bebidas alcóolicas ou medicamentos ansiolíticos.

Imagem Placas Anti-Ronco

O ronco é uma condição nociva, que afeta a família e todas as pessoas que convivem com o paciente, uma vez que o barulho atrapalha o sono. Além disso, pode ser indicador da síndrome da apneia obstrutiva do sono.

A apneia obstrutiva do sono é uma condição respiratória que acomete grande parte da população. É estimado que cerca de 40% dos homens com mais de 30 anos sejam afetados pela doença. No caso das mulheres, 15% a 20% daquelas com mais de 45 anos podem apresentar a apneia, que é definida como uma parada respiratória durante o sono, por cerca de 10 segundos ou mais.

Entre os sintomas que podem indicar um problema de apneia, estão a ansiedade, ronco frequente, pausa na respiração durante o sono, sonolência diurna, irritabilidade, obesidade, engasgos durante o sono, hipertensão, sensação de acordar cansado, problemas de memória, dores de cabeça ao acordar, sono fragmentado, cochilos frequentes e distúrbios sexuais.

Se você possui algum desses sintomas, a avaliação da apneia pode ser feita por um médico especializado em Otorrinolaringologia ou neurologia, através de um exame chamado polissonografia.

O ronco ocorre quando os músculos da garganta se tornam relaxados durante o sono, bloqueando parcialmente a passagem do ar. Sendo assim, as estruturas vibram quando o ar passa, produzindo o som do ronco. Trata-se de um problema sério, mas que pode ser corrigido com um aparelho intra-oral.

O aparelho intra-oral é um tratamento simples e pouco incômodo para o ronco, que pode ou não ser acompanhado por apneias leves e moderadas. O aparelho atua levando a mandíbula para a frente, movendo também as estruturas da garganta, tornando a passagem do ar desbloqueada, mesmo em períodos de maior relaxamento do sono.

Se for indicado o uso do aparelho intra-oral, o dentista especializado realizará os procedimentos para confeccionar o aparelho. O dentista é o profissional habilitado para instruir o paciente sobre o uso do aparelho, acompanhando o tratamento até a solução do problema.

Conheça a Dra. Camila Viudes Boccato

Periodontista e Odontologista do Sono

Sou Graduada em Odontologia pelo CESUPA-PA, com formação em 2005. Realizei especialização em Periodontia e Prótese Dentária, para aumentar ainda mais meus conhecimentos.

Quer agendar uma consulta?

5 + 12 =