Laser Transdérmico

“LASER”: sigla inglesa para light amplification by stimulated emission of radiation, ou seja, amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. Usado para o tratamento de varizes, é caracterizado por uma luz específica, que é aplicada sobre a pele e posteriormente absorvida de forma seletiva pelo sangue, que é aquecido sem queimar os tecidos ao redor. Trata-se de uma escleroterapia térmica não invasiva.

Imagem Laser Transdérmico

Após o sangue ser aquecido em altas temperaturas com o laser transdérmico, provoca a contração e tem como consequência o fechamento do vaso, ou seja, a eliminação das varizes. O sangue permanece percorrendo normalmente por outras veias.

O procedimento com laser transdérmico é indicado para vasinhos (telangiectasias) ou varizes de pequeno calibre, pois são os que apresentam melhores resultados com a técnica. As varizes calibrosas podem aquecer e contrair com o uso do laser, no entanto, não de maneira suficiente para a sua oclusão.

Podem ser tratados vasos de qualquer parte do corpo, veias inestéticas de mão, face e membros, todos os casos devem ser avaliados de forma individualizada para obtenção dos melhores resultados.

As peles mais morenas são capazes de absorver mais o laser, pela maior quantidade de melanina, sendo assim, nesses casos a intensidade da luz precisa ser reduzida.

Tanto antes quanto depois do tratamento é necessário evitar a exposição intensa ao sol. Esse cuidado pode ser tomado durante uma semana, uma vez que a pele fica fotossensibilizada.

É importante que o tratamento de laser transdérmico seja realizado por um médico vascular, uma vez que esse profissional possui o entendimento sobre o equipamento e suas reações biológicas provocadas. Apenas o especialista conhece a fisiopatologia da doença venosa, portanto, é o mais indicado para a avaliação e a realização do tratamento de maneira adequada.

O número de sessões dependerá de diversos fatores, como a quantidade de varizes, objetivo do tratamento e também da resistência das veias ao laser.

FONTE: SBACVBA

Conheça o Dr. Rafael Boccato

CIRURGIÃO VASCULAR

Me graduei em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no ano de 2006. Posteriormente, realizei especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular pela mesma instituição.

Quer agendar uma consulta?

1 + 9 =