Escleroterapia

As varizes e os vasinhos (teleangectasias) são um problema para muitas pessoas, principalmente para as mulheres, que são mais acometidas pela doença. A grande questão é que essas doenças vasculares são consideradas apenas um distúrbio estético, quando no entanto, muito mais que isso, representam uma doença crônica e progressiva, que deve ser tratada para que sejam evitadas complicações graves.

Imagem  Escleroterapia

A escleroterapia é um procedimento médico, utilizado pelos cirurgiões vasculares para tratar vasinhos, microvarizes e até mesmo varizes. O tratamento é indicado para pessoas com doença venosa crônica, aqueles pouco ou muito sintomáticos e, pode ser realizado em quase todos as formas de apresentação da doença.

O objetivo do tratamento é de causar uma reação inflamatória dentro dos vasos, provocando a fibrose (secamento do vaso), que tem como consequência a absorção da veia pelo organismo.

A escleroterapia é realizada por meio da injeção de um líquido, laser ou espuma, inserido na veia para causar uma mudança nas células do vaso, posteriormente eliminando-o.

O primeiro passo é a avaliação do médico vascular, que verificará qual o procedimento será mais adequado à cada paciente. Após isso, são programados um determinado número de sessões, que variam conforme o caso do paciente.

Os resultados do procedimento não são vistos na hora, podendo levar até cerca de um mês para que seja observado o desaparecimento total dos vasinhos, bem como os pequenos hematomas causados pela técnica.

Após a realização da escleroterapia, o paciente sai andando normalmente do procedimento e deve tomar alguns cuidados, como evitar o sol. Após cerca de 24 horas, estão liberadas a depilação, massagem e atividades físicas. O médico indicará os cuidados necessários para a cicatrização, redução das dores e inchaços.

FONTE: SBACVRJ

Conheça o Dr. Rafael Boccato

CIRURGIÃO VASCULAR

Me graduei em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no ano de 2006. Posteriormente, realizei especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular pela mesma instituição.

Quer agendar uma consulta?