Próteses Dentárias
As próteses dentárias são usadas para substituir dentes faltantes. São feitas sob medida para cada paciente, realizadas através de molde.
Confira abaixo alguns tipos de prótese:
- Prótese total: É inserida na boca após remoção dos dentes e cicatrização. Todas as etapas precisam ser aprovadas pelo paciente e dentista, incluindo a cor, formato e tamanho dos dentes.
- Prótese total imediata: É instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes e precisa ser reajustada nos meses após sua instalação. Tem como vantagem que o paciente não precisa ficar sem dentes.
- Prótese parcial removível: Substitui os dentes naturais que foram perdidos na boca. Portanto, ainda permanecem alguns dentes naturais, uma vez que há perda parcial. É chamada de removível pois pode ser removida pelo paciente quando for preciso.
- Prótese fixa de um ou de mais elementos: Tem como função repor dentes perdidos ou destruídos, podendo ser unitária, ou seja, somente para um dente, ou parcial, quando une três ou mais dentes. É fixa na boca e propicia ao paciente o retorno de sua fala, mastigação e sorriso estético.
- Prótese sobre implante que é unitário ou total: Nesse procedimento, o paciente é submetido a uma pequena cirurgia, em que é instalado um parafuso dentro do osso, visando substituir uma raiz perdida. Posteriormente, é inserida uma coroa parafusada sobre esse implante. Esse procedimento é seguro e confiável.
As próteses podem ser realizadas tanto na mandíbula quanto na maxila, e além do fator estético, elas tem a função de devolver uma oclusão perfeita, melhorando a mastigação e a saúde bucal.
É necessário que o paciente consulte o dentista pelo menos uma vez ao ano para avaliação.
Conheça a Dra. Camila Viudes Boccato
Periodontista e Odontologista do Sono
Sou Graduada em Odontologia pelo CESUPA-PA, com formação em 2005. Realizei especialização em Periodontia e Prótese Dentária, para aumentar ainda mais meus conhecimentos.